À Sombra dos "Likes" e "Shares"

Dimensionando a Pirataria de Futebol nas Redes Sociais

No último ano, na Argentina, Brasil, Colômbia e México, a pirataria de conteúdos audiovisuais cresceu em média 36%. A BB Media detectou que o futebol ao vivo continua sendo um dos principais afetados e analisou sua oferta atual no mercado de mídia. 

Os principais operadores de cabo desses países oferecem pacotes de futebol a um valor mensal médio de USD 7,35. Por outro lado, dentro das plataformas de assinatura, 25 transmitem eventos esportivos das diferentes ligas nacionais, por um valor mensal que em média parte de USD 7,33. 

Apesar da ampla oferta, a paixão pelo futebol transcende as fronteiras da legalidade. Seja por meio de sites ilegais ou redes sociais, há usuários que compartilham os eventos esportivos e evitam as barreiras contra a pirataria. 

Diante deste panorama, a BB Media realizou uma pesquisa na Argentina, Brasil, Colômbia e México para dimensionar o uso das redes sociais como alternativa para assistir a conteúdo esportivo ao vivo. A análise indicou que, efetivamente, 64% dos entrevistados assistem a esportes ao vivo por meio de redes sociais. Vale destacar que YouTube e Facebook obtiveram o primeiro e segundo lugar no share. Juntos, acumulam mais de 50% dos usuários. Em particular, 87% dos entrevistados usam as redes sociais para assistir a partidas de futebol. Além disso, em relação aos demais esportes, o futebol leva todos os louros, ocupando 45% do share esportivo. Os eventos especiais e partidas das principais ligas são os mais consumidos por este meio, apresentando uma penetração de mais de 75% em ambos os casos, com um comportamento semelhante em todos os países analisados. 

Embora seja um terreno que precisa ser mais investigado, os números de espectadores em eventos recentes são preocupantes e requerem a adoção de medidas para controlar o assunto. Algumas das ações a serem seguidas para evitar que este fenômeno continue se expandindo são aumentar a segurança para evitar o vazamento das CDNs (redes de servidores que armazenam e distribuem conteúdos), assim como rastrear e denunciar URLs e contas piratas ao vivo para conseguir seu bloqueio. 

Por outro lado, vale a pena considerar se uma oferta mais elástica, que permita a assinatura por eventos e/ou campeonatos, reduzindo os custos de acesso aos mesmos, poderia contribuir para a diminuição da pirataria online. 

SOBRE A BB MEDIA

A BB Media é uma empresa global de Data Science, especializada em Media e Entretenimento há mais de 37 anos. A BB Media monitoriza +4.500 serviços de streaming em 250 países e territórios, os seus preços, planos, pacotes e ofertas comerciais. Além disso, todos os catálogos de filmes e séries, incluindo metadados padrão. Serviços de streaming, redes, programadores, operadoras de cabo, agências, anunciantes, estúdios, distribuidores, APPs de conteúdo e empresas de tecnologia contam com as informações e análises de valor agregado da BB Media para tomar decisões estratégicas.

A BB Media tem escritórios nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, México, Colômbia, Equador, Itália e Holanda.

Fonte 

BB Media | Multiscreens+ Prices, Plans & Bundles | 2Q 2024 | Voice | 4Q 2023

Você quer saber mais sobre o que fazemos?