De diversão familiar a atração para todo o público

Uma nova era para Disney+ após sua fusão com Star+
O mundo do streaming na América Latina está se transformando rapidamente. Após a recente mudança de marca e fusão dos serviços existentes HBO Max e Discovery+ no ano passado, mais duas plataformas notáveis decidiram emular essa estratégia. Em 26 de junho, Disney+ e Star+ se unificaram sob a plataforma melhorada e mais completa, Disney+. Segundo dados coletados no primeiro trimestre deste ano, aproximadamente 29% das residências com acesso à internet em toda a América Latina eram consumidores do Disney+. Além disso, 23% das residências com internet também assistiam a conteúdos do Star+, tornando essas plataformas duas das cinco OTTs mais consumidas na região. 

Essa transição dará aos assinantes do Disney+ acesso ao catálogo completo da The Walt Disney Company, juntamente com conteúdos da ESPN, 20th Century Studio, Searchlight e FX que anteriormente estavam presentes no Star+. Para atrair os usuários, a plataforma atualizada continuará utilizando a marca Star+ para os originais do Star+ que já foram lançados e são amplamente reconhecidos. Além disso, a ESPN permanecerá como uma entidade separada dentro da plataforma, mantendo seu logotipo exclusivo disponível para a seleção dos usuários como o método para acessar o conteúdo esportivo. 

Essa combinação oferecerá uma coleção de conteúdo significativamente mais diversificada para os usuários, já que o Disney+ anteriormente era voltado para filmes e séries mais leves e familiares. Antes dessa transição, os principais gêneros acessíveis na plataforma incluíam Comédia, Aventura, Família, Documentário e Animação. Enquanto isso, os gêneros predominantes no Star+ consistiam em Drama, Comédia, Ação, Documentário e Crime. Essa disparidade no conteúdo é evidente, pois o Drama superava significativamente qualquer outro gênero no Star+, mas não aparecia em nenhum dos cinco gêneros principais do catálogo anterior do Disney+. Além disso, 15% dos títulos disponíveis no Disney+ estavam classificados como conteúdo Familiar, aparecendo como o terceiro gênero mais frequente, que não aparecia nem mesmo entre os 15 gêneros principais no Star+. 

Desde a transição, a quantidade de conteúdo classificado como Drama aumentou drasticamente, tornando-se o segundo gênero mais apresentado pelo Disney+. Enquanto Aventura, Família, Ação e Animação mantiveram suas posições entre os sete gêneros principais, suas ofertas foram superadas pelo gênero Documentário, que agora se encontra como o terceiro gênero mais destacado entre as plataformas melhoradas. Em comparação, com a unificação do HBO Max e Discovery+, a distribuição de gêneros de conteúdo na plataforma manteve seus três gêneros principais (Drama, Comédia e Documentário), com apenas pequenas mudanças no restante da participação de conteúdo. Após a fusão, o gênero Reality Show, uma categoria de conteúdo forte dentro do Discovery+, cresceu dramaticamente dentro do catálogo do Max, representando agora 7% do conteúdo da plataforma. Para contextualizar, antes da unificação, o gênero Reality Show não estava presente em nenhum dos 20 gêneros principais da plataforma. 

Em toda a América Latina, antes da fusão, tanto o Star+ quanto o Disney+ ofereciam um número semelhante de títulos (1.500 e 1.703 cada um, respectivamente), com apenas uma pequena diferença no total, inclinando-se para o Disney+. Tanto o Star+ quanto o Disney+ tinham uma grande coleção de lançamentos recentes, com 67% dos títulos do Star+ e 48% dos títulos do Disney+ lançados em 2022 ou 2023. Essa pequena diferença pode refletir as datas de lançamento variadas entre cada plataforma na América Latina, já que o Disney+ foi introduzido quase um ano antes do Star+, em 2020. 

Espera-se que a plataforma melhorada adicione pelo menos 16 títulos a mais no próximo ano. Dos 16 títulos anunciados até agora, 50% são lançamentos novos, como ‘Descendants: The Rise of Red’ (2024), ‘LEGO Star Wars: Rebuild the Galaxy’ (2024) e ‘The First Omen’ (2024). Os 50% restantes correspondem ao lançamento de temporadas adicionais de séries tanto do Star+ quanto do Disney+. Além disso, 7 dos 16 títulos são originais da plataforma, incluindo algumas das séries mais bem-sucedidas do Star+, como ‘The Bear’ (2022) e ‘El Encargado’ (2022). A maioria dos títulos anunciados serão Dramas, seguidos de Animação, Aventura, Ação e Comédia. 

Destes títulos, tanto o Disney+ quanto o Star+ haviam criado e oferecido uma extensa coleção de conteúdo original, com o Star+ liderando. Em geral, o Star+ tinha uma maior ênfase em séries originais, representando 77% do catálogo. Por outro lado, apenas 39% dos originais do Disney+ estavam listados como séries. Após a fusão, o Disney+ fornecerá aos usuários um maior número de originais e oferecerá um maior equilíbrio dos diferentes tipos de conteúdo. Especificamente, o catálogo atual duplicou sua quantidade de títulos originais em comparação com o anterior Disney+. 

Ao analisar os originais locais, aparece uma maior disparidade nos catálogos anteriores das plataformas, nos quais o Star+ anteriormente continha quase 44% mais títulos do que o Disney+. Mas como o Disney+ está posicionado após a fusão com o Star+ em relação aos outros principais jogadores na região? 
Após a fusão, embora o Disney+ ainda esteja longe de alcançar o número de títulos oferecidos por plataformas bem estabelecidas na região, como a Netflix e a Prime Video, ele fechou significativamente a lacuna com as ofertas de conteúdo do Max. Essa redução é evidente tanto no número total de títulos quanto no número de produções originais e locais atualmente oferecidas por ambas as plataformas. 

Em geral, o Disney+ tem uma oferta maior em UCAN, EMEA e APAC do que na América Latina. Em comparação com a América Latina, as outras três regiões têm entre 800 e 1.500 títulos a mais disponíveis em seus catálogos. O Disney+ tem sua oferta mais extensa, particularmente em UCAN e APAC, onde atualmente oferece 4.598 e 4.635 títulos no total, respectivamente, em comparação com os 3.122 disponíveis na América Latina. Isso poderia indicar que o Disney+ ainda tem um grande potencial de crescimento na região, já que ainda não atingiu o número de títulos que oferece atualmente em outras regiões. O catálogo mais completo do Disney+ poderia permitir que a plataforma se expandisse ainda mais dentro da América Latina, oferecendo uma maior variedade de conteúdo semelhante ao que seus concorrentes têm fornecido na região. 

Além de expandir seu conteúdo, o Disney+ inovou ao adicionar canais ao vivo após a fusão. Anteriormente, os eventos esportivos estavam dispersos ou segmentados por esporte dentro do Star+, mas na plataforma recentemente unificada do Disney+, agora estão incluídos dentro dos canais da ESPN, facilitando a busca dos usuários. Por outro lado, eventos especiais, como shows ou premiações, estarão disponíveis diretamente na plataforma, fora desses canais. Os usuários do Plano Standard ou do Plano Standard com Anúncios terão acesso a dois canais ao vivo da ESPN, enquanto aqueles no Plano Premium terão acesso a quatro, exceto para os usuários Premium no Brasil, que terão acesso a dois canais ao vivo adicionais: ESPN 5 e ESPN 6. 

A indústria do entretenimento é inerentemente dinâmica; com novos conteúdos sendo criados e distribuídos constantemente, novas plataformas estão sendo simultaneamente criadas e introduzidas ao público. Esse excedente de serviços de assinatura online às vezes pode sobrecarregar os usuários, levando ao cansaço do consumidor e a uma possível dissuasão de uma plataforma. A decisão estratégica da The Walt Disney Company de consolidar títulos através da unificação desses serviços preexistentes poderia ajudar a combater essa preocupação ao introduzir um catálogo maior e mais inclusivo acessível por meio de um único serviço. 

Não só o número total de títulos aumentou significativamente, em quase 60%, e, portanto, o catálogo do Disney+; essa consolidação traz uma distribuição mais vívida e diversificada de gêneros e tipos de conteúdo. Essa transição é especialmente notável quando consideramos que o Disney+, antes da fusão, enfatizava seu conteúdo voltado para a família e suas características. Após a fusão, a proeminência dos títulos de Família e Animação foi significativamente reduzida em relação a outros gêneros mais maduros, como Drama. Essa transição, juntamente com a adição de transmissão ao vivo de esportes e o aumento de títulos originais e locais, reduz a necessidade de focar em um público-alvo ou demográfico específico, já que a nova plataforma provavelmente atrairá pessoas de todas as idades e interesses. 

A grande quantidade de conteúdo e o aumento da variedade nas opções de conteúdo também podem aproximar a plataforma de adquirir o mesmo volume e diversidade de títulos que seus principais concorrentes. Consequentemente, isso poderia permitir que o Disney+ continuasse a se expandir no mercado de streaming dentro da América Latina. 

Fonte

BB Media | Multiscreens+ Content Pulse | Content Tracker | 2Q 2024

SOBRE A BB MEDIA

A BB Media é uma empresa global de Data Science, especializada em Media e Entretenimento há mais de 37 anos. A BB Media monitora +4.500 serviços de streaming em 250 países e territórios, os seus preços, planos, pacotes e ofertas comerciais. Além disso, todos os catálogos de filmes e séries, incluindo metadados padrão. Serviços de streaming, redes, programadores, operadoras de cabo, agências, anunciantes, estúdios, distribuidores, APPs de conteúdo e empresas de tecnologia contam com as informações e análises de valor agregado da BB Media para tomar decisões estratégicas.

A BB Media tem escritórios nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, México, Colômbia, Equador, Itália e Holanda.

Você quer saber mais sobre o que fazemos?

Você quer saber mais sobre o que fazemos?

Descubra os insights mais relevantes da indústria para maximizar o sucesso das suas estratégias.

N

Dados exclusivos

N

Comportamento dos usuários

N

Tendências de mercado