Que alianças estão a surgir na América Latina?

Uma análise das vantagens e oportunidades dos acordos comerciais

As plataformas de streaming Max (antiga HBO Max), Disney+, Amazon Prime Video, Netflix e Paramount+ firmaram várias alianças estratégicas com empresas de telecomunicações, financeiras e comerciais na região da América Latina para atrair ou reter assinantes. Esses acordos comerciais tendem a estar vinculados a planos baseados no modelo de negócios de VOD por assinatura. No entanto, a BB Media identificou que no México e no Brasil começaram a assinar acordos com planos de VOD por assinatura com suporte de anúncios.

A BB Media constatou que 87% das parcerias estabelecidas na América Latina estão orientadas para empresas de telecomunicações. Esta estratégia permite-lhes expandir o alcance das plataformas e aproveitar a infraestrutura existente para oferecer soluções mais abrangentes aos utilizadores finais. Além disso, a parceria com uma telco permite-lhes complementar o acesso a serviços de streaming com uma ampla gama de inovações, como cobertura 5G, fibra ótica e navegação de alta velocidade, e integrar serviços como telefonia móvel, Internet, TV a cabo e telefonia fixa, o que simplifica a gestão dos serviços de comunicação ao contratá-los todos através de um único fornecedor.

Por outro lado, 6% correspondem a empresas de comércio eletrónico (como o Mercado Libre), 3% a outros serviços de streaming e a restante percentagem a serviços financeiros, empresas electrónicas, serviços de entretenimento e outros.

Das parcerias estabelecidas, a BB Media identificou ainda que aproximadamente 57% das parcerias são classificadas como billing bundles. Ou seja, a operadora ou empresa de TV a cabo atua como intermediária e cobra diretamente pela plataforma de streaming, mas o usuário ainda paga pelo serviço em si. Para aceder ao serviços de streaming, o utilizador tem de ter um plano ou serviço prévio com a empresa.

Por outro lado, cerca de 38% são um commercial bundle. Nesse modelo, o acesso à plataforma de streaming é oferecido como parte de um pacote que está incluído na oferta principal do provedor de serviços.

Por fim, 5% das parcerias são do tipo deeplinks bundle. Nesta modalidade, a empresa permite o acesso à plataforma de streaming dentro da sua homepage. Dentro do site do operador, a plataforma de streaming é apresentada e, ao clicar, o utilizador é redireccionado para a página web da plataforma de streaming.

CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE STREAMING COM MAIS PARCEIROS

O Max destaca-se pela sua extensa rede de parcerias que oferecem testes gratuitos e descontos. De facto, é a plataforma com a rede de parcerias mais extensa do mercado, com cerca de 60 parcerias, incluindo empresas como a Rappi, DIRECTV/DGO e Movistar. Estas parcerias oferecem normalmente testes gratuitos de 60 dias com parceiros seleccionados, para além de ofertas de descontos percentuais.

A Paramount+ tem vindo a expandir a sua rede de parcerias no último ano, com empresas como a Alares, a Claro e o Mercado Libre. Graças à sua estratégia, conseguiu mais de 40 colaborações. Além disso, grande parte de seu conteúdo está disponível no Claro Vídeo, a plataforma de streaming da Claro, e também no Flow. Embora não seja considerada uma parceria que se enquadre em qualquer uma das nossas classificações anteriores, esta integração de conteúdos reflecte uma parceria eficaz que expande o alcance e a acessibilidade dos conteúdos da Paramount+ em diferentes plataformas e serviços para beneficiar os utilizadores finais.

Embora o Disney+ tenha mais de 30 parcerias, destaca-se a colaboração com a VISA em vários países da região desde 2021, que oferece períodos de subscrição gratuitos em função do tipo de cartão. Além disso, a integração do Disney+ nos pacotes de telecomunicações juntamente com o Star+ acrescenta valor para os assinantes, oferecendo o Combo+ sem custos adicionais. É importante notar que o Disney+ não oferece testes ou ofertas gratuitas de forma autónoma (exceto uma vez por ano, quando fazem uma oferta única para o Dia da Disney), mas o acesso a estas promoções só é possível através de alianças estratégicas. A inclusão direta do Combo+ nos pacotes de telecomunicações proporciona comodidade e poupança aos utilizadores. Uma das ofertas mais destacadas do Mercado Libre é a subscrição do Nível 6, que inclui ambos os serviços de streaming gratuitamente e facilita o crescimento da subscrição.

A Prime Video estabeleceu aproximadamente 20 parcerias, que normalmente incluem testes gratuitos que variam em duração de 30, 60 ou 90 dias, dependendo do parceiro. Esta estratégia permite que os utilizadores experimentem o serviço por um período mais longo do que o permitido pela plataforma, cujo período de teste gratuito incluído se estende apenas de 7 a 30 dias.

Por fim, a Netflix, apesar de ser a plataforma mais famosa e ter o maior número de assinantes na América Latina, possui cerca de 19 parcerias. Para além do facto de não ter ofertas próprias, a maioria das colaborações limita-se a oferecer a possibilidade de faturar a plataforma de streaming juntamente com os serviços do parceiro. Há vários meses, a Netflix introduziu os seus planos suportados por anúncios no México e no Brasil, o que levou à formação de grandes alianças estratégicas em ambos os países. No México, essa opção já está disponível em pacotes oferecidos por três empresas de telecomunicações: Megacable, Telnor e Telmex. No Brasil, no início de 2024, a Claro e a Globoplay passaram a oferecer o plano Netflix com comerciais.

 

Top 5 streaming platforms bundles

O que é que podemos esperar este ano?

 

À medida que o mercado de streaming continua a evoluir, é provável que assistamos não só a uma maior expansão, mas também a uma diversificação das parcerias entre plataformas de streaming e empresas de diferentes sectores. Estas parcerias poderão incluir empresas de viagens, outros serviços de entrega, empresas de tecnologia e outras, com o objetivo de oferecer experiências completas aos utilizadores.

Considerando a recente introdução de planos suportados por anúncios e as novas parcerias que estão a surgir no Brasil e no México com estes planos, é notável que tanto a Netflix como a Max já tenham opções de subscrição suportadas por anúncios na região. Embora Prime Video, Disney+ e Paramount+ ofereçam tais assinaturas globalmente, elas ainda não estão disponíveis na América Latina, embora se espere que sejam adicionadas nos próximos meses. Essa perspetiva sugere que, ao longo de 2024, veremos um aumento significativo nas parcerias de VOD por assinatura com suporte de anúncios na região, pois esses planos tendem a ser mais acessíveis para os usuários.

Nos últimos tempos, a BB Media também percebeu que muitas empresas que tinham parcerias com grandes serviços de streaming lançaram suas próprias plataformas. Dois exemplos disso foram o Mercado Libre com o Mercado Play e a Claro com o Claro Vídeo. Isto sugere que estas empresas poderiam reduzir os seus acordos comerciais com outras plataformas para se concentrarem na oferta dos seus próprios conteúdos ou mesmo na integração direta dos seus conteúdos nas suas próprias plataformas, em vez de actuarem como intermediários entre os utilizadores e as plataformas de streaming. Desta forma, os utilizadores podem ser atraídos para consumir o conteúdo oferecido por estas empresas, que podem ter subscrito ao entrarem em serviços de streaming com os quais tinham anteriormente formado alianças. Tudo indica que, em 2024, o panorama do streaming continuará a adaptar-se para se tornar ainda mais competitivo e que os utilizadores serão mimados pela escolha.

Fonte 

BB Media | Prices, Plans and Bundles | 1Q 2024

SOBRE A BB MEDIA

A BB Media é uma empresa global de Data Science, especializada em Media e Entretenimento há mais de 37 anos. A BB Media monitoriza +4.500 serviços de streaming em 250 países e territórios, os seus preços, planos, pacotes e ofertas comerciais. Além disso, todos os catálogos de filmes e séries, incluindo metadados padrão. Serviços de streaming, redes, programadores, operadoras de cabo, agências, anunciantes, estúdios, distribuidores, APPs de conteúdo e empresas de tecnologia contam com as informações e análises de valor agregado da BB Media para tomar decisões estratégicas.

A BB Media tem escritórios nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, México, Colômbia, Equador, Itália e Holanda.

Você quer saber mais sobre o que fazemos?