Perspectivas do Mercado de Streaming na China: Tendências, Plataformas e Oportunidades
Principais Plataformas de Streaming e Tendências do Mercado na ChinaO mercado de streaming na China é particularmente fascinante devido às suas características distintas, que o diferenciam de outros mercados ao redor do mundo. Ele é grande, altamente consolidado e, ao mesmo tempo, isolado do restante do cenário global de streaming. Mergulhe na análise da BB Media para obter insights valiosos sobre este mercado único.
Quais plataformas estão dominando atualmente o mercado de streaming na China? No primeiro trimestre de 2024, as cinco principais plataformas de assinatura com maiores taxas de penetração são todas de origem chinesa. Notavelmente, três plataformas lideram com uma participação de mercado entre 22% e 19% cada. No que se refere ao compartilhamento de contas, a China tem a taxa mais baixa da região. Na maioria das plataformas, o compartilhamento se mantém estável, entre 14% e 17%, destacando-se o Mango TV com 19%, a mais alta entre as cinco principais.
Como observado em diversos países da região APAC, os usuários chineses também demonstram uma preferência pelo uso de smartphones para consumir conteúdo online. Essa tendência pode ser atribuída à ampla disponibilidade de planos de internet móvel acessíveis. Atualmente, a China Mobile ocupa a primeira posição em termos de participação de mercado, seguida pela China Telecom e China Unicom. As plataformas de streaming que desejam entrar no mercado chinês devem considerar o uso dominante de smartphones, pois isso pode influenciar o tipo de conteúdo consumido pelos usuários chineses.
O mercado de streaming na China possui um vasto potencial de crescimento. Todas as principais plataformas de streaming são originárias da China, e as características únicas do mercado apresentam tanto desafios quanto oportunidades. Entrar nesse mercado relativamente fechado é difícil para plataformas internacionais devido às regulamentações rigorosas que exigem parcerias com organizações locais de mídia. Além disso, as regras de censura da China permitem ao governo remover conteúdo considerado imoral, criando barreiras adicionais para que plataformas estrangeiras como a Netflix consigam se estabelecer. No entanto, a natureza fechada do mercado de streaming chinês também indica oportunidades promissoras de expansão, especialmente para as plataformas baseadas na China que buscam ampliar seu sucesso regional e globalmente.
Fonte
BB Media | Online Media Essentials
SOBRE A BB MEDIA
A BB Media é uma empresa global de Data Science, especializada em Media e Entretenimento há mais de 37 anos. A BB Media monitora +4.500 serviços de streaming em 250 países e territórios, os seus preços, planos, pacotes e ofertas comerciais. Além disso, todos os catálogos de filmes e séries, incluindo metadados padrão. Serviços de streaming, redes, programadores, operadoras de cabo, agências, anunciantes, estúdios, distribuidores, APPs de conteúdo e empresas de tecnologia contam com as informações e análises de valor agregado da BB Media para tomar decisões estratégicas.
A BB Media tem escritórios nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, México, Colômbia, Equador, Itália e Holanda.